Reportagem do jornal Metropóles sobre o meu projeto

Princesas Negras



As professoras Mariana Soares Ferreira, Patrícia Ramos de Freitas e Pilar Acosta também vão receber os prêmios na tarde desta quinta. Marina desenvolveu um projeto, voltado para os alunos de 4 a 5 anos, intitulado Princesas Negras. Ela analisou a literatura infantil e percebeu a ausência de protagonistas negros nos exemplares voltados para a meninada.
Depois de pesquisar minuciosamente as obras, a professora do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, fez uma seleção de livros em que as personagens principais eram princesas negras e africanas e, mensalmente, desenvolveu atividades lúdicas envolvendo a contação de histórias desses volumes. A escola de Mariana, desde 2011, desenvolve programas educacionais que contemplam o debate de questões étnico e raciais.
A educadora Patrícia Ramos de Freitas criou o projeto Espetáculo de Parintins. Voltado para crianças com deficiências, a inciativa será premiada na categoria ciclo de alfabetização.
Mulheres em todas as suas diversidades foram as fontes de pesquisa e inspiração para o “Heroínas sem Estátua – Conhecimento a partir das mulheres”, idealizado no Centro de Ensino Médio 01 (Centrão), de São Sebastião, pela professora de Maria del Pilar Tobar Acosta. Ela é doutoranda em linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e também será homenageada. A atividade envolveu cerca de 350 estudantes de 1º e 2º anos do ensino médio e tinha como proposta contar e valorizar a vida e obra de mulheres que não tenham sido, na avaliação dos alunos, reconhecidas por seus feitos.
O resultado final será conhecido às 16h. O evento, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, premiará professores que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos a partir de experiência vivida na sala de aula. Dos 11.812 professores participantes desta edição do PPB, 30 professores são vencedores, sendo 5 por categoria. Será ainda divulgada uma premiação extra para o professor cujo projeto seja considerado o melhor na categoria.


http://www.metropoles.com/distrito-federal/educacao-df/educadores-do-distrito-federal-recebem-premios-por-projetos-inovadores 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa primeira entrada animada

Portfólios dos meus alunos 2012 e 2013

Combinados