Fichamento Funções e papéis da tecnologia

VIEIRA, A. T. Funções e papéis da tecnologia. Gestão escolar e tecnologias.

O autor destaca as diversas atribuições e funções da tecnologia como uma grande aliada do trabalho pedagógico junto ao aluno centrando o foco da sua discussão na gestão escolar. Para tanto, traz reflexões sobre três pontos: o dado, a informação e o conhecimento.
O primeiro são conjuntos de fatos diversos e objetivos referente a eventos que são utilizados para formar uma informação. O segundo, a informação, é uma espécie de documento ou uma comunicação audível ou visível, ou seja, uma mensagem constituída a partir da manipulação, da organização e do processamento dos dados.
O terceiro, o conhecimento, é visto como uma derivação das informações, da mesma forma que as informações vêm de dados ele é um resultado de ações estritamente humana que converte a informação em conhecimento.
Logo depois, demonstra no texto que para ter um ambiente com tecnologia existe a necessidade de se criar “condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas ou a partir de reflexões” com rotinas e procedimentos já inseridos no seio da escola. Com o objetivo de dá liberdade a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escola (p.5).
Por isso, a equipe gestora precisa “planejar a existência de momentos de troca de experiência entre professores e funcionários” para implementar um sistema de organização e disseminação de informações eficiente e cooperativo. Então, o sistema vai interagi com a cultura organização já existente, criando várias situações desde em sintonia e reforço até mesmo em dissonância e oposição, mas tudo isso dependerá de uma gestão com clareza e coesão (p.6).
Enfim, é um texto interessante que traz relevantes pontos sobre as tecnologias com uma linguagem de fácil entendimento, apesar de ser sintético trata dela como um elemento fundamental para um gestor e necessário para desenvolvimento do conhecimento e aprendizagem do aluno.
Quais as informações são essenciais para o processo de gestão escolar? Quais dados serão produzidos para obter as informações? O que fazer com as informações coletadas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa primeira entrada animada

Portfólios dos meus alunos 2012 e 2013

Combinados