ALMEIDA, MARIA Elizabeth B. Gestão de tecnologia a escola. Série “Tecnologia e
Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

Ao longo do texto Almeida vai enumerando as muitas funções das TIC com o objetivo de mostra que, hoje, elas são o suporte da escola e não tem como o gestor ignorá-la, pois ela é uma necessidade em sua realidade. Apesar de que no inicio elas serviam apenas para informatizar as demandas administrativas, logo depois elas entraram no ensino e na aprendizagem sem uma efetiva integração as atividades de sala de aula, porém, agora elas são um elemento essencial para a escola.
Diante disto, a autora traz a discussão do uso das tecnologias na escola como um promovedor de mudanças capaz de desenvolver a comunicação entre educadores e o desenvolvimento profissional tanto do educador como do gestor, mas mesmo assim existem muitas dificuldades como a falta de condições físicas, de materiais e de técnicas adequadas, quanto como a postura dos dirigentes escolares.
Segundo a autora “a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores” (p.4). Para tanto, o papel do diretor deve ser de articulador entre as dimensões pedagógicas e administrativas da escola como também incorporar as TIC a sua realidade.
Mas é preciso disponibilizar ambientes virtuais para que os gestores possam trocar experiências em uma rede. “os recursos disponíveis na Web, existe uma diversidade de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos” (p.6).
Enfim, um texto interessante e referencial para profissionais e estudantes na área educacional, nesta obra procura-se mostrar diferentes caminhos que gestores possam tomar diante das TCI.

Questionamentos: Como viabilizar ambientes virtuais para os diretores? Quais as possibilidades de ter um espaço com gestão participativa? Como integrar uma comunidade colaborativa?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa primeira entrada animada

Portfólios dos meus alunos 2012 e 2013

Combinados